Hidrata pharma Logo
Literatura
 

CICLOBENZAPRINA

Ações terapêuticas.

Miorrelaxante.

Propriedades.

Usada como cloridrato, a ciclobenzaprina suprime o espasmo do músculo esquelético de origem local, sem interferir com a função muscular. Foi demonstrado que a ação sobre a formação reticular reduz o tônus motor, influenciando o sistema motor gama e alfa.
Diminui o tônus muscular aumentado do músculo esquelético sem afetar o SNC nem a consciência.

Indicações.

Cervicobraquialgias, lombalgias, torcicolos, fibrosite, periartrite escapuloumeral. Espasmos musculares associados com dor aguda e de etiologia musculoesquelética.

Posologia.

A dose usual de ciclobenzaprina é de 10mg 2 a 3 vezes ao dia, distribuídos em intervalos iguais. Conforme critério médico, podem ser administrados 40mg ao dia; não se recomenda exceder 60mg diários.

Reações adversas.

Nas doses recomendadas, a ciclobenzaprina é muito bem tolerada. Ocasionalmente, podem ocorrer enjôos, secura bucal e sonolência.

Precauções.

A ciclobenzaprina deve ser usada somente por períodos não maiores que 2 a 3 semanas. Deve ser administrada com cautela a pacientes medicados com fármacos anticolinérgicos, pessoas que operam máquinas ou dirigem veículos. Como se carece de experiência, não se recomenda sua administração a crianças.

Interações.

Não administrar simultaneamente com antidepressivos tricíclicos (p.ex amitriptilina, imipramina), inibidores da monoaminoxidase (fenilzina, tranilcipromina). Pode potencializar os efeitos do álcool, barbitúricos ou outros fármacos depressores do sistema nervoso central.

Contra-indicações.

Hipersensibilidade à ciclobenzaprina e glaucoma. Retenção urinária. Uso simultâneo de IMAO. Fase aguda pós infarto do miocárdio. Pacientes com arritmias cardíacas, bloqueio ou alterações da conduta; insuficiência cardíaca congestiva. Hipertireoidismo.

Referência bibliográfica: P.R. Vade-mécum Brasil. 2005/2006
Departamento Técnico Hidrata Pharma Manipulação – Em caso de dúvida ou necessidade de mais informações envie um e-mail para sac@hidratapharma.com.br ou entre em contato pelo "Fale Conosco" do site!